quinta-feira, 10 de setembro de 2009

314 dias


Hoje talvez pela falta de "comentários" não sabia o que postar, (entendam isso como um puxão de orelha) então decidi vasculhar "pelo mundo" atravez desta ferramenta poderosa que já me possibilitou encontrar originais e edições de quando o Nico Rosso ainda estava na Itália e encontrei pérolas desconhecidas por mim que sou pesquisador assíduo.

Vamos compartilhá-las:


A Morte de Domenico Savio
Gouache sobre papel e está no arquivo da Editora Elledici.( 19??)

"Mostra: Profilo di Domenico Savio tra letteratura e arte"
(Biblioteca Don Bosco Dell'Universitá Pontificia Salesiana -Roma)



"Le Figlie dei Faraoni"

Capa original da publicação de 1946 e aproveitando farei uma correção, a capa postada nos "360 dias para o Centenário de Nascimento de Nico Rosso"(lá em baixo) na verdade é uma edição de 1991. Curiosidade: A ilustracão de capa de 1991 foi retirada de uma ilustração interna, houve algumas alterações e desde que comprei esta edicão suspeitei que as ilustrações originariamente foram feitas em cores. Resta-me agora adquirir (comprar, gastar euros) esta primeira edição para fazer as devidas comparações e quem sabe terei a surpresa das ilustrações internas serem em cores.



Guia Pitoresco e Turístico de São Paulo 1950

Raro encontrar esse tipo de material em sites estrangeiros, este está "na mão" de um colecionador. (se sobrar grana vejo se compro)





Esta capa de um folheto de propaganda turística (com 3 dobras) para um campo de golf, além de desconhecidos por mim, traz outra curiosidade, a assinatura. Bem diferente da conhecida asssinatura alada (peguei a metáfora emprestada dos comentários do Jô Fevereiro) só tinha visto outra igual nos "papeis carta" (pois não sabemos a verdadeira utilidade delas), já postado aqui no blog, e aproveitando a deixa farei a correção datando as de 1936. (vide abaixo)


Contratto Canelli 1936 (detalhe)


Madonna di Campiglio 1937 ( detalhe da assiantura)


"That's all folks" ( tiri ri ri..ri ririi..)

Luiz Rosso

2 comentários:

  1. Prezado Luiz Rosso, no site "ESTANTEVIRTUAL.COM" você encontra muitas ofertas do "Guia Pitoresco e Turístico de São Paulo 1950" por diversos preços que vão de R$ 16,00 a R$ 150,00. Não deixe de consultar. Abraços e parabéns pela merecida homenagem ao grande talento que foi NICO ROSSO. Atenciosamente, WAGNER AUGUSTO (CLUQ/Clube dos Quadrinhos).

    ResponderExcluir
  2. Magnífica "pescaria", Luiz! Muito interessante conhecer essa assinatura sem asas, mais ao estilo art-déco do papel de carta. Louvo também a presença, sempre pertinente, do Wagner Augusto neste blog-homenagem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, colaboração ou idéia para realizarmos a homenagem de 100 anos do Nico Rosso