Assinatura!
Uma arte a parte.
Curiosidades que vão da transição à evolução, me fizeram postar este tópico, e acabam me ajudando a datar algumas obras.
A primeira é de 1936, num estilo "art-déco" ( dito pelo amigo e comentarista de plantão Jô Fevereiro) nos cartões da "Contratto Canilli" e mais recentemente encontrada no folheto, "Madona di Campiglio" para um campo de golf, datada de 1937, já postados neste Blog.

Já em 1935 no estilo "escrita", notem que o nome de batismo (Nicola) foi usado, o "N" e o "O" ganham bigodes que começam a crescer...

...crescer...

...crescer...

...crescer...
...até tornar se a famosa assinatura alada.


Existe ainda uma versão "vinheta", desde 1954, usada acredito eu, em virtude do tamanho da arte e ou necessidade de não concorrer com a imagem.


Mas e dai? Só isso?
Não! Mais curiosidades cercam a assinatura, a maneira como era executada.
Leiam os comentários, O Dia Da Capa II (3 de agosto de 2009) do Jô Fevereiro, na qual, além de descrever como o Nico realizava a pintura da capa, escreve,
" ...sua inconfundível assinatura alada escrita de trás para frente, com a mão esquerda".
" ...sua inconfundível assinatura alada escrita de trás para frente, com a mão esquerda".
Incrível? Não para por ai!
Assinava também com a mão direita, já que era canhoto de nascença (ou seria por opção?). Com ambas ao mesmo tempo, do começo para o fim da assinatura e ao inverso também. A mão esquerda começando do final e a direita pelo início simultaneamente.
Outra particularidade e esta comprovo aqui, (não que as anteriores sejam inverdades pois há testemunhos ), num encontro com seu amigo, Luciano Ramos, o presenteia com um retrato feito na hora e o assina de forma espelhada (como Leonardo da Vinci)

Luciano Ramos - 1975
Detalhe
Detalhe
Trato aqui do ambidestrismo do Nico para futuramente mostrar como foi possível seu trabalho mesmo após o AVC (não mais como quadrinhista, capista e ilustrador), fato este que deixou sequelas motoras e visuais em seu lado esquerdo.
Perguntas? Dúvidas? Pedidos?
Atenderei com o maior prazer!
LRosso
Magnífica postagem, Luiz! A assinatura do Nico é muito mais do que uma "griffe". Como você bem disse e mostrou, é uma obra de arte que evoluiu com o passar dos anos. Não pude deixar de me emocionar com a sua citação da assinatura à maneira de Da Vinci. Também sou canhoto, não por opção, e descobri com ele que podia escrever de trás para diante qualquer texto. Ele me disse que era só fazer algumas tentativas, que conseguiria. Em pouco tempo dominei a técnica e cheguei a manter correspondência com amigos e também assinar dessa forma.
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