domingo, 16 de agosto de 2009

337 dias para o Centenário de Nico Rosso


Segue uma imagem de página do comentado "O Jornalzinho", com o personagem "Capitão Brasil".
Uma das primeiras publicações que Nico Rosso faz após seu desembaque no Brasil é o referido quinzenário. Tentando resgatar "de memória" creio que a publicação vai até os anos 60, portanto aproximadamente 20 anos de publicação. Identificamos, eu e meu irmão Luiz, quando tivemos a oportunidade de ver a coleção na biblioteca da FapCom, que algumas das histórias da publicação eram re-publicadas em outro(s) periódico(s) da editora Paullus.
Como comentado em post anterior, muitos números foram feitos quase que "exclusivamente" pelo artista. Verificamos que após alguns anos, sua participação foi gradualmente se declinando, mas não temos mais dados estatísticos por absoluta falta de tempo de coletarmos junto aos originais.
Nirlando, quem sabe conseguimos finalmente o final da citada história que comentou?
Jô está convidado a irmos a referida biblioteca para darmos uma olhada nesta preciosidade,ok?
Claudio Rosso

2 comentários:

  1. Vamos fazer essa visita, sim. Afinal, pelo que vi nessa página, o nome era "O Jornalzinho". Estava achando estranho aquele "s". Talvez o Nirlando tenha alguns exemplares mais antigos, com a grafia errada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiz... Tenho 46 anos e sou de Terra Rica/Pr. Cresci lendo as histórias de seu avo e tenho um imenso carinho por elas. Ainda possuo algumas, como o Drácula colorido, e Nico Rosso era dono de traço único, perfeito, com mulheres lindas, vilões assustadores. Os monstros que ele criava nas aberturas das histórias do Drácula e para o Ze do Caixão era coisa de Hyeronimus Bosch. Embora muita gente não tenha ouvido falar dele, vive permanentemente nos corações dos amantes dos quadrinhos, da poesia, do belo, como eram todos os seus desenhos.
    Luiz Henrique

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, colaboração ou idéia para realizarmos a homenagem de 100 anos do Nico Rosso