sábado, 29 de agosto de 2009

325 dias para o Centenário de Nico Rosso


Ainda hoje quando passo em frente a casa de meu avô, sinto aquela sensação de que ele pode estar esperando na porta. Coisa de criança, lembranças do cheiro de nanquim, do café da manhã com pão molhado no "café e latte", das broncas que ele dava quando eu ficava tentando copiar o que ele estava fazendo, ao mesmo tempo, na mesma mesa que ele estava desenhando. Evidentemente que com 6 ou 7 anos de idade, o "mais quietinho" que eu conseguia ficar não era o suficiente para ele desempenhar seu trabalho....

Quem sabe até tem algum desenho que você admirou um traço, ficou se perguntando como ele executou aquilo! Quem sabe pode ser o exato momento em que aquele inquieto garotinho, acabara de dar um belo esbarrão na mesa de trabalho. Muita pretensão "colaborar" assim com a obra deste Mestre (rsrsrsr).

Devaneios a parte, acreditando que muitos poderão resgatar referida sensação, aqueles que de alguma forma tiveram a oportunidade de compartilhar o dia a dia no estúdio de trabalho do artista, resolvemos, eu e meu irmão, postar algumas "coisinhas" que guardamos com muito carinho.

Quando falamos do artista e sua obra, certamente muitos conhecem boa parte dela, mas alguns conhecidos sempre perguntam algo mais pessoal, do dia a dia de trabalho, etc.

Neste sentido, tentaremos postar, sempre que possível, algo que ajude a mostrar o ambiente de trabalho do artista. Acreditamos que quem frequentava o estúdio dele poderá se lembrar, deverá, como citei acima, como um "signo-sinal", ser transportado para aquela sublime situação que era ver o Nico desenhando.

Segue abaixo retratos em pastel feitos como presente para o engenheiro responsável pela construção da casa de veraneio do Nico no litoral paulista. A imagem inicial é da caixa que o artista usou para executar muita obras! Fico me perguntando quantas maravilhas tais bastões não foram responsáveis em tão hábeis mãos!

Abraços
Claudio Rosso com a colaboração do mano Luiz Rosso




PS.:
1) Colocamos mais imagens para compensar a semana sem postagens.

2)Ter colocado o irmão mais novo antes foi uma mera coincidência!

3)O fato deste irmão mais novo ser mais simpático, bonito, mais "gente boa" entre outras virtudes, também é mera coincidência!

(desculpe fratello, não resisti! rsrsrsrsrs)

Um comentário:

  1. Cheiro de nankim! Não importa quando ou onde, sempre me lembrará o estúdio do Nico. A "casa da praia" foi construída na época em que eu ainda fazia parte da "equipe". Lembro também que um dos novos colaboradores, que trabalhava com pintura em cerâmica, fez uns azulejos com motivos marinhos para decorar a cozinha dessa casa. Nesse período o Nico esteve bastante envolvido com a construção, só falava dela.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, colaboração ou idéia para realizarmos a homenagem de 100 anos do Nico Rosso