domingo, 19 de julho de 2009

Contagem Regressiva - 365 dias para o Centenário do Nascimento de Nico Rosso


Nico Rosso
1910 - 1981





Nicola Rosso nasceu no dia 19 de julho de 1910, em Turin, Itália. Estudou na Academia Albertina com os mestres Giácomo Grosso e Giovanni Reduzzi.



Lançou-se profissionalmente nas artes gráficas e lecionou desenho na Escola de Artes Bernard Semeriz.

Chegou ao Brasil em outubro de 1947 para chefiar o departamento de arte da Brasilgráfica.

No Brasil, além de ilustrações para o segmento infantil, dedicou-se à criação de histórias em quadrinhos de diversos segmentos.

É considerado um dos "Mestres dos Quadrinhos de Terror" no Brasil. Também se destaca sua atuação nas HQ's de humor e de outros estilos.

Lecionou desenho na Escola Panamericana de Artes, sendo um dos docentes fundadores da instituição.

No ano de 1976, um incidente em seu estúdio fez com que parte de seu acervo particular fosse destruído. Em decorrência desse fato, sofre um acidente vascular cerebral que foi determinante para o encerramento de sua carreira profissional.

Mesmo com limitações motoras, conseguiu superar e retornar às atividades artísticas criando obras no estilo pontilismo.

Suas últimas pinceladas se deram no dia 1o de outubro de 1981.

2 comentários:

  1. O ítalo-brasileiro NICO ROSSO, sem a menor dúvida, foi um dos maiores quadrinhistas e ilustradores que pintou por aqui. Seus trabalhos, ao longo de trinta anos, conseguiram sempre aliar a mais alta qualidade à grande quantidade. Dominou como poucos no mundo todas as técnicas, criando uma enorme gama de sub-estilos, mas em todas as ocasiões identificáveis a seu ilustre autor. Poucos merecem comemorações no centenário, ainda que póstumo. Porém, NICO ROSSO se situa acima de qualquer "suspeita": merece até demais.

    ResponderExcluir
  2. Com o orgulho de ter sido seu aluno e colaborador,
    tenho o maior prazer em participar dessa homenagem que, espero, leve ao conhecimento das novas gerações sua obra fantástica e atemporal.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, colaboração ou idéia para realizarmos a homenagem de 100 anos do Nico Rosso