sábado, 29 de agosto de 2009

325 dias para o Centenário de Nico Rosso


Ainda hoje quando passo em frente a casa de meu avô, sinto aquela sensação de que ele pode estar esperando na porta. Coisa de criança, lembranças do cheiro de nanquim, do café da manhã com pão molhado no "café e latte", das broncas que ele dava quando eu ficava tentando copiar o que ele estava fazendo, ao mesmo tempo, na mesma mesa que ele estava desenhando. Evidentemente que com 6 ou 7 anos de idade, o "mais quietinho" que eu conseguia ficar não era o suficiente para ele desempenhar seu trabalho....

Quem sabe até tem algum desenho que você admirou um traço, ficou se perguntando como ele executou aquilo! Quem sabe pode ser o exato momento em que aquele inquieto garotinho, acabara de dar um belo esbarrão na mesa de trabalho. Muita pretensão "colaborar" assim com a obra deste Mestre (rsrsrsr).

Devaneios a parte, acreditando que muitos poderão resgatar referida sensação, aqueles que de alguma forma tiveram a oportunidade de compartilhar o dia a dia no estúdio de trabalho do artista, resolvemos, eu e meu irmão, postar algumas "coisinhas" que guardamos com muito carinho.

Quando falamos do artista e sua obra, certamente muitos conhecem boa parte dela, mas alguns conhecidos sempre perguntam algo mais pessoal, do dia a dia de trabalho, etc.

Neste sentido, tentaremos postar, sempre que possível, algo que ajude a mostrar o ambiente de trabalho do artista. Acreditamos que quem frequentava o estúdio dele poderá se lembrar, deverá, como citei acima, como um "signo-sinal", ser transportado para aquela sublime situação que era ver o Nico desenhando.

Segue abaixo retratos em pastel feitos como presente para o engenheiro responsável pela construção da casa de veraneio do Nico no litoral paulista. A imagem inicial é da caixa que o artista usou para executar muita obras! Fico me perguntando quantas maravilhas tais bastões não foram responsáveis em tão hábeis mãos!

Abraços
Claudio Rosso com a colaboração do mano Luiz Rosso




PS.:
1) Colocamos mais imagens para compensar a semana sem postagens.

2)Ter colocado o irmão mais novo antes foi uma mera coincidência!

3)O fato deste irmão mais novo ser mais simpático, bonito, mais "gente boa" entre outras virtudes, também é mera coincidência!

(desculpe fratello, não resisti! rsrsrsrsrs)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

333 dias para o Centenário de Nico Rosso

Mais uma faceta que muitos não conhecem, as ilustrações em livros didáticos.

O exemplar abaixo foi encaminhado pelo colaborador e amigo que trabalhou com o Nico em sua equipe. Segundo relato do próprio Kazuhiko, este praticamente morou na casa (e estúdio) do artista.

Trata-se de uma publicação chamada "Viagem a Cerilu", mas não temos mais informações.

Recentemente estive em contato com o professor Celso Antunes, também autor de livros de geografia e história e que se prontificou de colaborar na pesquisa, pois tem livros de sua autoria que o Nico ilustrou.

domingo, 16 de agosto de 2009

337 dias para o Centenário de Nico Rosso


Segue uma imagem de página do comentado "O Jornalzinho", com o personagem "Capitão Brasil".
Uma das primeiras publicações que Nico Rosso faz após seu desembaque no Brasil é o referido quinzenário. Tentando resgatar "de memória" creio que a publicação vai até os anos 60, portanto aproximadamente 20 anos de publicação. Identificamos, eu e meu irmão Luiz, quando tivemos a oportunidade de ver a coleção na biblioteca da FapCom, que algumas das histórias da publicação eram re-publicadas em outro(s) periódico(s) da editora Paullus.
Como comentado em post anterior, muitos números foram feitos quase que "exclusivamente" pelo artista. Verificamos que após alguns anos, sua participação foi gradualmente se declinando, mas não temos mais dados estatísticos por absoluta falta de tempo de coletarmos junto aos originais.
Nirlando, quem sabe conseguimos finalmente o final da citada história que comentou?
Jô está convidado a irmos a referida biblioteca para darmos uma olhada nesta preciosidade,ok?
Claudio Rosso

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

340 dias para o Centenário de Nico Rosso


Um "tradicional"!

Creio que estava faltando, dispensa comentários.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

342 dias para o Centenário de Nico Rosso



Mais uma referência que quase nenhum admirador no Brasil deve conhecer.

Trata-se de uma ilustração do livro "Incompreso" que conseguimos comprar diretamente na Itália, com a ajuda dos recursos que a web possibilita. Evidentemente que se trata de uma obra dos anos 40!

Agradeço ao amigo Mauricio Piza pela indicação do site que possibilitou uma pesquisa mais pormenorizada na Itália que resultou não apenas na compra deste livro como também de outras informações importantes.

Mais alguém tem referências de trabalhos que o Nico realizou ainda na Europa? Lembrando que nos anos 70 temos referências de trabalhos publicados na França e em Portugal.

domingo, 9 de agosto de 2009

344 dias para o Centenário de Nascimento de Nico Rosso

Momento família: Nico Rosso, sua esposa Tina e seus dois filhos, Gianluigi e Valéria. Estimamos que se trata de uma foto de 1945.




segunda-feira, 3 de agosto de 2009

350 dias para o Centenário de Nascimento de Nico Rosso





Como prometido, a imagem "rascunhada" que comentei! Coloquei a capa do livro também, para referência!

Abraços.

sábado, 1 de agosto de 2009

352 dias para o Centenário de Nascimento de Nico Rosso


Momento de descontração: segue um "rascunho" ou "apontamento" de uma viagem (se não me engano a última que Nico fez na Europa), onde podemos ver que o "home" não parava de desenhar!

Particularmente tenho verdadeira devoção aos desenhos não finalizados que meu avô fazia. Não sei se isso tem explicação, os se trata de um "signo-sinal" que me remete aos desenhos que via ele fazendo, certamente ficou gravado algo nesse sentido que realmente me faz vibrar diferente quando me deparo com esses "originais".

Por falar em originais, vejam o comentário do Jô Fevereiro, na mensagem anterior, quem sabe conseguimos algo? Certamente alguém deve ter mais informações e quem sabe, passado tanto tempo, não temos uma posição "da justiça" que já permita que algo seja feito!

Estou com vontade de, na próxima postagem, colocar um dos desenhos que consegui num livro de poesias que está na biblioteca de livros raros da USP (agradecimentos a Adriana Mansi por ter conseguido a informação prá mim!). Estes desenhos são "finalizados" mas mais parecem que são "rascunhos" tal a "desprentenção" dos traços feitos pelo artista!

Alguém conhece tal livro? Sabem de mais algum deste tipo?

Claudio Rosso